MOURA-GEORGE

SOBRE O ARTISTA
Moura-George é dono de um traço que mistura a arte de cada região em que viveu, resultado de sua longa trajetória dividida entre Londres, Nova York, Lisboa e São Paulo. Este caminho de mais de 60 anos, remonta a 1960 e continua até hoje.
Nascido em Lisboa em 1944, de uma família Luso-Britânica, estudou entre os anos 58 e 68 em três escolas de arte, arquitetura e design em Inglaterra. Lecionou no West Sussex College of Art and Design, seguindo os ensinamentos de Walter Gropius e da Bauhaus.
Participou, nos EUA, do Movimento da Pintura Abstrata Expressionista da Costa Leste, assim como em vários outros países, onde trabalhou e acompanhou importantes artistas e designers, como Harry Bertoia, Philip Johnson, Buckmister Fuller, Josef Müller Brockman, Lothar Charoux, Tomie Ohtake e Burle Max.
Integrou o movimento Pop Art fundado por Peter Blake, David Hockney e Kitaj. Além disso, conviveu e desenvolveu projetos com vários artistas plásticos de renome como Ben Nicholson, John Hoyland, Paul Huxley, Richard Lin, Paula Rego, Victor Willing, entre outros.

Desde 1964, José Moura-George participa de exposições individuais e coletivas tanto na Europa como nas Américas, mantendo constante atividade e participações em diversos eventos e exposições. A partir dos anos 70, para além do Reino Unido, passou a trabalhar em Portugal, Brasil e EUA.
A sua bibliografia é extensa, repartindo-se pela imprensa, rádio e televisão.
Além do seu extenso currículo como artista plástico presente em coleções particulares e institucionais, é também como designer que se encontram vários trabalhos e projetos da sua autoria publicados, sendo encontradas várias das suas obras em Museus internacionais (MuBE, Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, São Paulo, Capital, Brasil, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil, MoMA, Museum of Modern Art, Nova Iorque, USA).
Foi Professor Convidado em várias universidades europeias, africanas e americanas, destacando-se principalmente na área da Teoria e Metodologia do Design, bem como Marketing e Estratégica do Design. Foi professor da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE) onde lecionou Design Visual.
É co-autor do livro “A Book of Answers”, editado em Londres, e autor dos livros “Design Industrial – Reflexões“ e “Caminhos Percorridos – Pinturas” (versão atualizada no prelo), ambos editados em Lisboa.
Desde 2010 que se dedica principalmente à pintura, repartindo o seu tempo entre os ateliers de Lisboa e São Paulo, onde expôs, coletiva ou individualmente, com grande frequência.
Regressou de São Paulo em 2017 e desde então trabalha no seu atelier em Colares, Portugal.
Fotografia: RJReis